ProfMat de 2019 — Apresentação

Desde que nasceu em 1985, em Lisboa, o ProfMat tem vindo a realizar-se ano após ano, todos os anos, e já passou por muitas das cidades de Portugal — algumas por mais de uma vez. Com a deste ano, trinta e cinco vezes ao todo, pelas cidades.

Em julho, Verão começado, vai agora ser em Castelo Branco — Castra Leuca, Albi Castrum, nomes que serão de lenda, sabe-se lá, mas lindos são estes nomes, de onde há gente que diz que veio, o nome lindo que a cidade tem. O nome e outras coisas que vão ver que tem — ou não sejam de aqui as suas colchas de linho em fio de seda bordadas.

ProfMat — encontro nacional de professores de Matemática. O nosso Encontro onde, professores de Matemática se encontram e reencontram, para apresentar e discutir, analisar e refletir, partilhar e compartilhar, ideias e experiências, questões e inquietações, constrangimentos e desafios. Encontro-lugar e tempo de encontro, de reflexão e de debate, onde (nos) queremos mostrar, afirmar, criticar, propor, que é uma das principais realizações da APM — Associação de Professores de Matemática.

O ProfMat 2019 apresenta-se com um programa que, seguindo critérios de relevância, atualidade, diversidade, incidência curricular e profissional, se organizou para dar visibilidade e expressão a quatro grandes temáticas — Flexibilidade Curricular e Aprendizagens Essenciais, Raciocínio Matemático, Tecnologia no Ensino da Matemática e o Professor e a Aula de Matemática. Em sessões plenárias — dois painéis e cinco conferências — cerca de duas dezenas de conferências com discussão e algumas mesas redondas, desdobram-se cada uma destas temáticas abordando assuntos específicos em cada caso, procurando ter em conta os interesses dos professores e contemplar os vários ciclos de escolaridade.

É assim nos dois painéis plenários — um propondo uma discussão sobre as perspetivas e a situação da flexibilidade curricular e as aprendizagens essenciais, outro sobre as oportunidades que a tecnologia proporciona ao currículo de Matemática. É também assim na conferência de abertura de Lina Brunheira sobre o papel do raciocínio espacial na aprendizagem em Geometria, na de Marisa Quaresma e Adriana Richit sobre o desenvolvimento profissional do professor, na de António Fernandes sobre o que é a Matemática, na de João Ruivo sobre o professor e a escola de hoje. A encerrar o encontro, reservamos uma conferência com Jaime Carvalho e Silva, em que nos esperamos confrontar com os resultados do Grupo de Trabalho de Matemática que coordena, criado pelo Ministério da Educação para a elaboração de recomendações para o ensino desta disciplina.

E questões sobre as aprendizagens essenciais e a flexibilidade curricular, o raciocínio matemático e a tecnologia, o professor, o ensino e a aprendizagem em vários domínios e tópicos da Matemática, a avaliação, e outras, vão também estar presentes em mesas redondas e conferências que decorrem em paralelo. Como também estarão, como esperamos, nas muitas e diversas comunicações e sessões práticas que todos os anos acontecem no ProfMat, diretamente propostas por associados da APM e outros professores de Matemática — expressão direta da sua vontade em participar e colaborar num encontro que é de professores, para professores, feito com o trabalho e os trabalhos dos professores.

Também este ano, e como assim é desde há já vários anos, o ProfMat tem um dia comum, neste caso o primeiro, com o SIEM — Seminário de Investigação em Educação Matemática — da iniciativa do Grupo de Trabalho de Investigação da APM. Destacamos neste dia comum a realização de duas Oficinas de Investigação sobre a Prática, com o propósito de promover a articulação entre investigação e ensino, teoria e prática, investigadores e professores, num caso sobre o raciocínio matemático, no outro sobre a resolução de problemas.

E haverá num dia espaço para Sessões Especiais ao fim da tarde e estarão presentes variadas exposições, património da APM, da ESE de Castelo Branco, da Escola Amato Lusitano e de instituições da região ou que têm já colaborado com a APM.

Acreditamos que o ProfMat vai valer a pena, que vai valer a pena estar e participar no ProfMat, que vai valer a pena vir em julho a Castelo Branco ao ProfMat.

 

Já vos esperamos.

 

A comissão do ProfMat 2019

 

Cartaz 

 

Alzira Santos*

Célia Martins*

Fátima Regina Jorge**

Helena Pinho**

Henrique Manuel Guimarães**

João Belém*

Joaquim Faustino*

 

 

José Monteiro*

Nuno Santos*

Paula Alegre**

Paulo Martins Afonso**

Ricardo Portugal**

Susana Colaço**

*Comissão Organizadora 

**Comissão do Programa

 

profmat2019.apm@gmail.com

ProfMat 2019 - Associação de Professores de Matemática

Rua Dr. João Couto, n.º 27-A

1500-236 Lisboa

Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77

 

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now