top of page

Conheça antecipadamente o conjunto de atividades e as sessões que a comissão organizadora e a comissão de programa do ProfMat 2019 estão a preparar para o encontro. Este sítio será permanentemente atualizado com as novidades.

​

 

​​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

​

​​

 

​

Conferências Plenárias - 1h

As conferências plenárias são intervenções de fundo no ProfMat realizadas por pessoas convidadas pela organização e com reconhecida experiência na área em que vão intervir. Incidem sobre temas de interesse geral e realizam-se em espaços do programa de forma a que todos os participantes tenham possibilidades de assistir.

​

Painéis Plenários - 2h

São sessões especialmente organizadas para promover uma discussão sobre um tema de atualidade com vários intervenientes convidados para o efeito. São preparadas e conduzidas por um moderador convidado pela organização que solicita intervenções dos vários intervenientes do painel sobre o tema em discussão, e em resposta a questões da assistência que em momento próprio é convidada a intervir.

​

Conferências com Discussão - 1h

As conferências com discussão são intervenções realizadas por pessoas convidadas pela organização para intervir em áreas ou temas considerados de interesse para os participantes. Incidem sobre assuntos muito diversificados e são seguidas de um espaço de discussão com os presentes, moderada por uma pessoa convidada para o efeito.

​

Mesas Redondas - 1h 30min

São sessões especialmente organizadas para promover uma discussão sobre diferentes temas de interesse para os participantes, com vários membros convidados. São preparadas e conduzidos por um moderador convidado pela organização que solicita intervenções dos vários membros da mesa redonda sobre o tema proposto e em resposta a questões da assistência que em momento próprio é convidada a intervir.

​

Sessões Práticas - 2h

As sessões práticas são, por regra, sessões propostas e dinamizadas por participantes no encontro, sobre temas, abordagens e materiais didáticos, em que é prevista a realização de trabalho prático e discussão, com um momento final para debate coletivo.

​

Simpósios de Comunicações - duração variável

Os simpósios de comunicações são espaços que reúnem trabalhos com alguma afinidade temática, com a apresentação sucessiva de comunicações (20 minutos) divulgando experiências, projetos, trabalhos, investigações ou outras intervenções com relevância na educação matemática. Têm uma duração global que permita a apresentação das comunicações e um tempo de discussão para que a audiência possa formular questões, no final das apresentações.

​

Oficinas de Investigação sobre a Prática - 1h 30min

Este tipo de sessões visa contribuir para a articulação entre investigação e práticas de ensino, proporcionando a oportunidade de partilha e reflexão entre professores e investigadores, sendo cada Oficina organizada de forma a incluir participantes do ProfMat e do SIEM, independentemente de estarem, ou não, inscritos nos dois encontros.

​

​

​

Programa do ProfMat

Âncora 1
Programa Definitivo.jpg

A RECEÇÃO VAI FUNCIONAR TAMBÉM NO DIA 10 ENTRE AS 18 H E AS 20 H 

Âncora 2

Esquema Geral de Programa do ProfMat

Âncora 3

Colabore

Colabore no ProfMat apresentando uma Comunicação, por exemplo, sobre uma experiência curricular ou um projeto em que tenha participado, ou dinamizando uma Sessão Prática sobre um assunto do seu interesse e que queira partilhar e discutir com colegas.

 

Envie a sua proposta de colaboração, resumo e requisição de equipamento necessário no modelo abaixo até 3 de Junho para profmat2019.apm@gmail.com

Âncora 4

Acreditação

​

Formação

O “Encontro: ProfMat 2019” é um curso de formação de 21 horas acreditado pelo CCPFC para os grupos 110, 230 (CCPFC/ACC-103853/19) e 500 (CCPFC/ACC-103852/19) na dimensão científica e pedagógica.

​Após conclusão do encontro, onde cada formando foi assíduo em, pelo menos, dois terços (14 horas) do número total de horas da formação (21 horas), cada formando deve:

  1. Consultar as informações disponibilizadas pelo Centro de Formação APM no site do encontro e via correio eletrónico, nomeadamente, informações sobre a avaliação dos formandos, procedimentos para a entrega de Trabalho Individual, etc, que será disponibilizada depois de confirmada a assiduidade dos formandos. 

  2. Enviar, para o endereço de correio eletrónico do CFAPM, centroformacaoapm@gmail.com, o trabalho individual até dia 31/07/2019. O envio do relatório até à data indicada é da exclusiva responsabilidade do formando, não sendo aceites relatórios entregues depois de 31/07/2019.

  3. Para a realização do trabalho individual, utilizar o documento enviado pelo Centro de Formação APM via e-mail e disponível também no site do encontro. O modelo de relatório só será enviado a quem cumprir os requisitos de assiduidade.

  4. Preencher, até ao dia 31/07/2019 o questionário de avaliação da ação através de um link: https://forms.gle/B8VAHrwfAkKHnSvf6 enviado por e-mail a todos os formandos e a disponibilizar no site do encontro.

  5. Contactar o CFAPM (centroformacaoapm@gmail.com) para qualquer questão relacionada com o processo de acreditação.

 

Avaliação dos formandos

 

​

A avaliação é individual e traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previsto no n.º 2 do artigo 46.º do ECD aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de acordo com as seguintes ponderações:

 

Assiduidade – 40%;

Trabalho individual (Reflexão Crítica) – 60%.

​

Assiduidade

 

A assiduidade é comprovada através da assinatura de folha de registo de presença. Os formandos que não participem em pelo menos dois terços (14 horas) do número total de horas de formação (21 horas) não poderão obter aprovação. A assinatura das folhas de registo de presença, é da responsabilidade de cada formando.

 

Relatório de Reflexão Crítica

​

O Relatório de Reflexão Crítica incidirá sobre a globalidade da temática do encontro, numa perspetiva global, integradora e sistemática, sendo liminarmente excluídos trabalhos que não respeitem esta condição ou não se enquadrem nas regras definidas.

 

A avaliação do Relatório de Reflexão Crítica será realizada de acordo com um conjunto de descritores que serão enviados posteriormente via e-mail.

O relatório terá de ser redigido em documento digital (sugerimos o envio do trabalho em formato pdf) e gravado com o seguinte nome: (Nome_do_docente_grupo disciplinar)_ProfMat2019.

​

Requisitos de formatação:

​

  • Número mínimo de páginas: 1

  • Número máximo de páginas: 3

  • Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 3 cm

  • Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento 1,15

     

A avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente, Regular, Bom, Muito Bom e Excelente) e o valor final da classificação quantitativa, numa escala de 1 a 10. A acreditação da formação depende da obtenção da classificação mínima de cinco valores, na escala de 1 a 10.

 

Certificado de Formação acreditada

​

Para os formandos que cumpram todas as formalidades da formação acreditada, frequentem, pelo menos, dois terços do número total de horas do curso de formação e sejam aprovados, será emitido um Certificado de Formação.

 

 

A Pauta de Avaliação estará disponível na APM. Os certificados serão enviados, via e-mail, pelo Centro de Formação para cada um dos formandos aprovados.

bottom of page