top of page

Escola Secundária Amato Lusitano

DJI01036.JPG
IMG_20190330_172641.jpg
IMG_20190330_170145.jpg

Mensagem de Boas-vindas

É para toda a comunidade educativa do Agrupamento Amato Lusitano uma honra acolher-vos no âmbito do ProfMat e do SIEM de 2019. Acolher é um ato de comprometimento, um momento especial em que se renovam esperanças e entusiasmos daqueles que chegam e também dos que recebem: assim irá acontecer em julho, neste espaço educacional, a Escola Secundária de Amato Lusitano, sede do Agrupamento. Este, criado em julho de 2013, integra, além da Escola Secundária com o mesmo nome, também a EBI João Roiz, a EB1 Quinta da Granja, o Jardim-de-Infância/EB1 do Valongo, a EB1 dos Cebolais de Cima e a EB1 do Retaxo. A Escola secundária de Amato Lusitano é uma antiga escola técnica – a Escola Comercial e Industrial de Castelo Branco. Foi criada em 1955, tendo começado por funcionar em instalações provisórias situadas no velho Paço Episcopal (onde atualmente está instalado o Museu Francisco Tavares Proença Júnior) e tendo mudado para as atuais instalações em 1959. É uma escola que, para além dos Cursos Científico-Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Artes Visuais e Ciências Socioeconómicas), inclui, atualmente, na sua oferta formativa, alguma variedade de Cursos Profissionais.

​

Não poderia aqui deixar de fazer uma referência à personalidade histórica que dá o nome a esta Escola e a este Agrupamento: Amato Lusitano. De seu verdadeiro nome João Rodrigues de Castelo Branco, nasceu nesta cidade em 1511. Médico erudito do século XVI, foi um dos mais destacados representantes do humanismo renascentista. Professor universitário em Ferrara e investigador ilustre, o seu nome ficou especialmente ligado à descoberta da circulação do sangue. Escreveu inúmeras obras onde expôs as suas doutrinas sobre Medicina, passando a ser conhecido pelo cognome de “Amato Lusitano”. A perseguição movida pela Inquisição fê-lo deslocar-se para Itália onde, atendendo à sua fama crescente, era procurado quer pelos humildes, quer pelos grandes senhores. A ele se atribui a seguinte afirmação: “Sempre tratei os meus doentes com igual cuidado, quer fossem pobres ou nascidos em nobreza, sem procurar saber se eram hebreus, cristãos ou sequazes da lei Maometana.” O espírito inclusivo presente nesta afirmação serve de mote a este agrupamento e marca de facto a forma como se trabalha nesta instituição.

​

É também neste espírito que nos preparamos para vos receber. O processo de acolhimento aos profissionais da educação é sempre dinâmico e incentivador, além de envolver a todos num sentimento de valorização, instigando-os a mostrar a capacidade de responderem com iniciativa e criatividade aos desafios que lhes são apresentados. Neste sentido, e sendo eu próprio professor de matemática, permitam-me que vos transmita a mensagem que se segue. “O livro da natureza está escrito na linguagem da matemática”, disse Galileu, e acrescentou: “Deve medir-se tudo o que pode ser medido e tornar mensurável o que não pode ser medido”. Queria com estas afirmações transmitir que não bastava a mera descrição dos fenómenos naturais; era, pois, preciso expressá-los mediante fórmulas matemáticas que permitissem posteriormente realizar os cálculos necessários. Por exemplo, não era suficiente saber que um objeto que cai de certa altura se move verticalmente para baixo e a grande velocidade, mas era também preciso calcular a velocidade da queda, sendo importante, para esse efeito, fazer as medições exatas. Costumamos pensar que a qualidade é melhor que a quantidade, mas isso só é correto se utilizarmos o termo “qualidade” no seu sentido mais informal e apreciativo, como quando dizemos, por exemplo, que é melhor ter poucos bons amigos do que muitos maus. Mas, na realidade o quantitativo pressupõe um avanço em relação ao qualitativo. Dizer que alguém é alto (qualidade) é transmitir uma informação pouco rigorosa e, aliás, relativa, pois não é o mesmo ser alto no Peru e na Noruega; mas se dizemos que alguém mede 1,85 m (quantidade), estamos a transmitir uma informação muito precisa que nos permite igualmente comprar para essa pessoa tanto um fato como um sofá à medida. Foi com esta visão matemática do mundo e com a consolidação do pensamento quantitativo que teve início a ciência moderna, e por isso continuamos a medir tudo o que pode ser medido com uma exatidão cada vez maior e a tentar tornar mensurável o que ainda o não é, não cessando o nosso espanto pelo facto de o livro da natureza estar escrito na clara e precisa linguagem da matemática.

 

Com esta perspetiva, enquadramos os trabalhos que se irão desenvolver no decorrer dos encontros ProfMat e SIEM, os quais desejo sejam muito profícuos e ponto de partida para o desenvolvimento de uma atividade profissional cada vez mais exigente.

 

Bom Trabalho.

João Belém

Diretor do Agrupamento Amato Lusitano

Sócio da APM n.º 687

Âncora 1
Âncora 3

Como chegar:

Localização da Escola Secundária Amato Lusitano - Localização SIEM e ProfMat 2019

O local do SIEM e do ProfMat 2019

Todas as sessões do encontro serão realizadas na Escola Secundária Amato Lusitano (Av. Pedro Alvares Cabral 10, 6000-085 Castelo Branco).

Coordenadas GPS: (39.8208564,-7.4985289)

Telefone:  272339280

 

Sítio:  http://aeal.edu.pt/

​

​

Como chegar ao SIEM e ao ProfMat 2019

É à Escola Secundária Amato Lusitano que se deverá dirigir para proceder à receção e levantamento de materiais do ProfMat. As diferentes formas de lá chegar seguem abaixo nos diferentes ficheiros. Se vier de transportes para Castelo Branco tem diferentes formas de fazer a viagem. De autocarro pode fazê-la por exemplo, na Rede Expressos (http://www.rede-expressos.pt), que têm viagens desde vários pontos do país. Uma outra opção é a CP (http://www.cp.pt) que efetua viagens desde vários pontos do país. 

​

 Estacionamento

Será possível estacionar dentro das instalações da escola assim como na rua da mesma.

​

 Como chegar à Escola Secundária Amato Lusitano a partir do terminal rodoviário e estação ferroviária

Rodoviária.png
Rua_Poeta_João_Roiz.png

Ao chegar ao terminal rodoviário de Castelo Branco siga para sudoeste em R. Poeta João Roiz em direção a Largo da Estação. 

​

Rotunda.png

Na rotunda, siga pela 2.ª saída para R. Pedro da Fonseca Nota: Neste local à esquerda encontra-se a estação ferroviária de Castelo Branco.

parte_3.png

Curvar ligeiramente à esquerda em direção à Praça Rainha Dona Leonor

2019-04-01_1130.png

Vire à direita para continuar na Praça Rainha Dona

Leonor

2019-04-01_1136.png

Siga em frente para continuar na Praça Rainha Dona Leonor

2019-04-01_1141.png

Continue até à Av. Pedro Alvares Cabral. O destino

encontra-se um pouco mais à frente

2019-04-01_1146.png

A Escola Secundária Amato Lusitano encontra-se à sua esquerda

Âncora 2
Âncora 4
Âncora 5
Âncora 6

Boas-vindas a Castelo Branco!

Castelo Branco, cidade da beira interior, convidativa, hospitaleira, abrindo os braços a uma existência serena e de bem com a vida, é fronteira entre duas realidades: a do granito e a do xisto. Do alto do seu castelo templário, a cidade desce pela encosta desde tempos ancestrais, que a arqueologia situa no paleolítico, escorrendo através de ruas de origem templária como a Rua dos Passarinhos, com sabor a ruralidade, até às ruas pós-templárias, com cariz profissional, congregadas outrora em Confrarias: Rua dos Ferreiros, Rua dos Oleiros, ou Rua dos Peleteiros, constituídas por casas quinhentistas, com os seus belíssimos portados, evidenciando também a judiaria. Estas ruas desaguam em espaços largos e claros, como a Praça Camões. Sinalizando uma porta da muralha, encontramos a Torre do Relógio, e fora de muros a Sé, o Cruzeiro Manuelino, o Convento da Graça, com o seu Museu de Arte Sacra e o antigo Paço Episcopal, hoje Museu Francisco Tavares Proença júnior. O Jardim do Paço Episcopal, ou de São João Batista, ex-líbris da cidade, é um dos mais belos jardins barrocos de Portugal, com os seus buxos artisticamente recortados, emoldurando estatuária granítica, plena de história e simbologia, sabiamente conjugados com jogos de água. Atravessando a estrada, surge o Parque da Cidade, horta ajardinada que se prolonga num bosque de loureiros recentemente embelezada com a Fonte Cargaleiro.

 

O Programa Polis, aliado ao esforço comunitário, contribuiu para trazer modernidade e contemporaneidade à urbe. O Centro Cívico, o Museu Cargaleiro, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, a recuperação do Cine-Teatro Avenida, vieram valorizar espaços de cultura e lazer. Mais recentemente foram inaugurados o Museu da Seda (completando o ciclo que faltava para o Bordado de Castelo Branco, certificado há pouco tempo e embaixador da região no mundo) e a Casa da Memória da Presença Judaica em Castelo Branco.

 

A presença do Instituto Politécnico de Castelo Branco confirma que esta é uma cidade de conhecimento, cultura e artes, legado de ilustres como Amato Lusitano e João Roiz.

 

Sendo cidade do interior, mar não existe, mas criatividade não faltou, e deste modo os albicastrenses, como os visitantes, sempre bem-vindos, podem contar com a Piscina-Praia, considerada uma das maiores piscinas descobertas de Portugal.

 

Em Castelo Branco canta-se

“Ó Castelo Branco, ó Castelo Branco

Mirando o cimo da serra

Ai, mirando o cimo da serra!

Ai, quem nasceu lá em Castelo Branco

Não é feliz noutra terra

Ai, mirando o cimo da serra…”

 

e agradece-se com um caloroso

                                                “Bem-haja!”.

 

Venham até cá, participar no ProfMat ou no SIEM, e aproveitem para descobrir os encantos desta terra beirã.

 

Até breve!

​

​

​

​

Âncora 7

Alojamento

Âncora 8

Hotel Rainha D. Amélia, Arts & Leisure

​

Rua Santiago 15
6000-179 Castelo Branco - Portugal

T: (+351) 272 348 800

Fax: (+351) 272 348 808

Email: reservas@hotelrainhadamelia.pt

GPS: N 39º 49' 15.71"  W 7º 29' 46.52"

GDS: 
Amadeus: OPO047
Galileo: 56071
Sabre: 09740
Worldspan: 72047


Indicar no ato de reserva que é participante no ProfMat/ SIEM:
 

Preço para participantes no ProfMat e SIEM:

 

Alojamento com pequeno-almoço:
Single: 44 Euros

Duplo: 51,50 Euros

Triplo: 70,50 Euros

​

​

​

​

Residencial Horta D'Alva

 

Rua Eng Frederico Ulrich Nº40
Castelo Branco
6000-223 

 

Tel: 272 327655 

 

Email: residencial.hortadalva@hotmail.com
 

​

Residencial Europa

​

Zona Industrial, Lote B13,

6000-459 Castelo Branco


Tel: 272 329 766 / (+351) 272 347 356
Email: europarestauranteresidencial@gmail.com

​

B&B Guest House ESPLANADA

 

Rua Dr. Augusto Duarte Beirão Nº 11
6000-348 Castelo Branco


Tel: 272 084 544 / 926 048 427
Email:
info@hostelesplanada.com

​

Indicar no ato de reserva que é participante no ProfMat/ SIEM:

 

Preço para participantes no ProfMat e SIEM:

Quarto individual 25.00€

Quartos duplos ou Twin 35.00€

Os preços incluem pequeno almoço

​

Hotel Tryp Colina do Castelo 

 

Rua da Piscina s/n,
6000-776, Castelo Branco - PORTUGAL


GPS. 39.826304 [N], -7.498609 [W]

​

Telefone. +351 272 349 280

 

Fax. +351 272 329 759


Email: tryp.colina.castelo@meliaportugal.com  

​

Residencial Império do Rei

​

R. dos Prazeres 20, 6000-209 Castelo Branco

Tel272 341 720/ 962431456

​


Email: reservas@imperiodorei.pt

​

bottom of page