top of page

PP 02 - Oportunidades da Tecnologia para o Currículo de Matemática

Sexta-feira, 12 de julho, 11 h 30 min - 13 h 30 min

Ginásio

GERAL

 

 

Moderador: Paulo Correia, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal  paulomic@gmail.com

​

  • João Vítor Torres, Centro de Competências TIC da Escola Superior do Instituto Politécnico de Setúbal  joao.torres@ese.ips.pt

  • Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve mfiguei@ualg.pt

  • Paulo Torcato, Universidade do Algarve

  • Rui Gonçalo Espadeiro, Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, Grupo de investigação CIBERDIDACT rge@uevora.pt

​

Resumo

 

Existe uma nova discussão do papel da Tecnologia no Ensino da Matemática que ganha relevância com o surgimento de novos artefactos tecnológicos, novas formas de comunicar e de pensar, decorrentes da crescente incorporação da tecnologia nos mais variados domínios da sociedade atual. Os alunos constroem conhecimento relacionado com robots e drones, quase sempre fora da escola, sem que o currículo valorize devidamente esta dimensão formativa. A comunicação ganhou novas dimensões através de redes sociais, plataformas digitais, com recurso a imagem e vídeo, e acrescenta potencial para diversificar experiências de aprendizagem que tardam em ganhar relevância nas atividades de aprendizagem proporcionadas pela escola, nomeadamente na Matemática. Numa perspetiva ainda mais abrangente torna-se necessário compreender e valorizar os algoritmos, a programação e o pensamento computacional adaptando o currículo e as práticas para acomodar as alterações decorrentes da utilização massiva da tecnologia.

Paulo Correia.jpg

Paulo Correia é Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário. Para além das atividades letivas, desenvolveu atividade como formador de professores quase sempre com foco na tecnologia. É um membro ativo da APM, tendo integrado a Direção, participando frequentemente em encontros, integrando o Grupo de Trabalho do Secundário e representando a associação no Conselho Científico do IAVE. Como atividade complementar desenvolveu e mantém uma página de Internet com alguma relevância entre professores e alunos: http://mat.absolutamente.net.

João_Torres.jpg

João Torres é professor de Matemática, do quadro do agrupamento de escolas do Montijo. Tem um mestrado em Educação, na especialidade de didática da Matemática, e está ligado ao uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1998. Já exerceu funções no Departamento de Tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no seu Centro de Competências TIC, onde trabalha atualmente, e na Equipa Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção Geral de Educação (DGE).Tem trabalhado, os últimos anos,sobretudo com a utilização educativa de linguagens de programação e com a promoção da literacia digital.

Mauro Figueiredo.jpg

Mauro Figueiredo é docente na Universidade do Algarve e doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, aprendizagem móvel, realidade virtual e aumentada. Promoveu enquanto formador várias oficinas de formação e cursos KA1 do programa ERASMUS+ para a implementação de abordagens inovadoras na aprendizagem móvel. Orientou várias alunos que concluíram o seu programa de doutoramento com teses desenvolvidas na área educativa. Desenvolveu a plataforma gratuita MILAGE APRENDER+ que permite aos alunos estudarem num ambiente gamificado, com um esquema de auto-avaliação e avaliação dos pares para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e de uma aprendizagem ativa centrada no aluno. Com o apoio da Direcção Geral de Educação a a plataforma MILAGE APRENDER+  está a ser estendida a todos as escolas em Portugal.

Paulo Torcato.png

Paulo Torcato é licenciado em Matemática Aplicada, Ramo Informática, na Universidade Autónoma de Lisboa e frequentou do Mestrado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor, do grupo de Informática, do Quadro do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Formador acreditado, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Didática de Informática e Tecnologias Educativas. Membro da Sociedade Portuguesa de Matemática e sócio fundador da Associação Nacional de Professores de Informática. Professor cooperante no Mestrado em Ensino-Informática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Microsoft Innovative Educator Expert desde agosto de 2016 e MIE Trainer desde 2018. Embaixador do projeto Scientix, da European Schoolnet desde janeiro de 2018. Fundador e coordenador dos projetos “O Robot Ajuda!”(projeto premiado como “Champion”, nos World Summit on the Information Society Prizes 2018-categoria “E-Science”) e aTTitude3D (Educar, Ensinar, Educar).

Rui Espadeiro.png

Rui Gonçalo Espadeiro é Professor de Matemática do ensino secundário requisitado no Centro de Competência TIC da Universidade de Évora. Tem um curso de especialização em Educação Matemática e é mestre em Ciências da Educação, tendo desenvolvido um trabalho de investigação em torno das tecnologias na educação matemática em Portugal. É doutorando da Universidad de Extremadura e está a desenvolver trabalho na área da algoritmia no ensino e aprendizagem de matemática. Nos últimos anos tem tido como principais áreas de interesse o desenvolvimento do pensamento computacional, a computação sem computadores e algoritmos.

bottom of page