
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
Oficinas de Investigação sobre a Prática (OIP)
OIP 01 — Estudo de Aula e resolução de problemas no 1.º ciclo
Quinta-feira, 11 de julho, 16 h 15 min - 17 h 45 min
Sala 11
1.º CEB
​
Dulce Lopes, Escola Básica Integrada Dr. Joaquim de Barros, Oeiras
​
Marisa Quaresma, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Resumo
O estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional de natureza colaborativa e reflexiva que conjuga o conhecimento experiencial dos professores com o conhecimento proveniente da investigação focando-se na aprendizagem dos alunos. Nesta atividade formativa, os professores trabalham em conjunto identificando dificuldades dos alunos, considerando alternativas curriculares e preparando cuidadosamente uma aula que depois observam e analisam. Trata-se, portanto, de um processo muito próximo de uma pequena investigação que os professores realizam sobre a sua própria prática profissional. Um estudo de aula proporciona oportunidades para os professores participantes refletirem sobre as possibilidades de uma abordagem exploratória no ensino da Matemática. Nesta oficina vamos analisar e partilhar a experiência de um grupo de cinco professores do 1.º ciclo e de uma formadora que, no presente ano letivo, estão envolvidos na realização de um estudo de aula com foco na resolução de problemas no 1.º ano.

Dulce Lopes é professora do 1.º ciclo, especializada no ensino de alunos com Necessidades Educativas Especiais e Administração Escolar, professora e adjunta da direção do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos

Marisa Quaresma é doutora em Educação na especialidade de Didática da Matemática e docente convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
OIP 02 - Tarefas para promover o raciocínio matemático dos alunos: uma experiência num estudo de aula
Quinta-feira, 11 de julho, 16 h 15 min - 17 h 45 min
Sala 25
Ensino Secundário
Ana Almeida, Escola Secundária Dr. José Afonso, Seixal
Paula Gomes, Escola Secundária Dr. José Afonso, Seixal
​​
Resumo
Um estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional de professores que decorre no seu local de trabalho, a escola, que envolve trabalho colaborativo com foco na aprendizagem dos alunos. O estudo de aula proporciona aos professores um olhar mais atento sobre os processos de raciocínio, as dificuldades dos alunos e a forma como aprendem. Nesta oficina partilhamos as experiências de um grupo de quatro professoras de Matemática, que desenvolveu um estudo de aula no ano letivo de 2018/2019, com alunos do 10.º ano de escolaridade. O trabalho desenvolvido teve por base o ensino e a aprendizagem de funções e organizou-se do seguinte modo: i) na fase de planificação conjunta de aulas, as professoras selecionaram tarefas para promover o raciocínio dos alunos e procuraram antecipar as suas respostas; ii) foram observadas duas aulas, com foco no trabalho dos alunos; iii) na reflexão sobre as aulas observadas deu-se atenção ao trabalho, aos raciocínios, aos erros e às dificuldades dos alunos. Este trabalho permitiu às professoras participantes efetuarem uma reflexão sobre a construção de tarefas de carácter exploratório, levou-as a pensarem em formas diferentes de conduzir a comunicação em sala de aula, nomeadamente as discussões coletivas, e a reformularem os enunciados das tarefas, tendo em conta a forma como os alunos registam e organizam as suas ideias e a linguagem que utilizam.

Ana Almeida é professora na Escola Secundária Dr. José Afonso, Seixal, é licenciada em Ensino da Matemática e mestre em Educação, na área de especialização da Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Paula Gomes é professora na Escola Secundária Dr. José Afonso, Seixal, e doutoranda em Didática da Matemática, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
