top of page
PP 01

PP 01 - Flexibilidade Curricular e Aprendizagens Essenciais: Que situação? Que perspetivas?

Quinta-feira, 11 de julho, 11 h 30 min - 13 h 30 min

Ginásio

GERAL

 

 

Moderadora: Joana Brocardo, Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal  joana.brocardo@ese.ips.pt

​

 

Resumo

 

Com a aprovação do Decreto-lei n.º 55/2018 inicia-se a generalização do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, estabelecendo-se o currículo relativo a estes níveis de ensino. As aprendizagens essenciais são perspetivadas como devendo orientar as opções curriculares das escolas com vista à aquisição do conjunto de competências definidas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Este painel diz respeito a esta nova realidade curricular e procura divulgar, debater e perspetivar experiências, ideias e sugestões que reflitam realidades vividas em escolas e que poderão potenciar modos de pensar e(ou) ultrapassar encruzilhadas que surgem ao procurar flexibilizar o currículo. Em particular, destaca-se o debate em torno de modos de perspetivar o currículo e de trabalhar com os alunos visando as aprendizagens essenciais e o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Para além dos contributos dos participantes convidados a organização do painel assenta igualmente numa estrutura que valoriza a intervenção de todos, solicitados, por exemplo, a responder a inquéritos/questões cujas respostas serão objeto de reflexão e debate. 

Joana Brocardo.jpg

Joana Brocardo é Doutora em Educação, especialidade de Didática da Matemática (2002), pela Universidade de Lisboa. É professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e professora associada convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi Diretora Geral e Sub-Diretora Geral da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério de Educação e integra o Conselho Nacional de Educação, sendo coordenadora da Comissão Especializada Permanente “Necessidades e desafios educativos das crianças”. Orienta trabalhos de mestrado, doutoramento e de pós doutoramento na área da Educação Matemática.

Participa(ou) na edição e direção de várias publicações focadas no ensino e aprendizagem da Matemática, onde se destaca o cargo de Diretora das revista Quadrante e da revista Educação e Matemática. É autora de várias publicações nacionais e internacionais.

Ana_Cláudia_Cohen.jpg

Ana Cláudia Cohen é Licenciada em Inglês/Alemão, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação. É pós graduada em Animação e Gestão de Centros de Recursos Educativos e em Administração e Gestão Escolar. Concluiu o curso FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública e é especialista em Formação de Professores – Formadores e Ciências da Educação. Foi formadora no âmbito do Programa Sucesso Escolar, membro do Conselho Científico Para a Avaliação de Professores e Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas. É coautora do Guia de Autonomia e Flexibilidade Curricular da Raiz Editora e de dois livros sobre a Avaliação de desempenho docente, da Texto Editores e de Manuais Escolares da mesma editora. O Agrupamento de Escolas de Alcanena que lidera tem participado em diversos projetos de combate ao insucesso e abandono escolar, de promoção da melhoria de resultados escolares e gestão escolar, tendo, neste âmbito, inaugurado uma sala de aula do futuro, o que possibilitou a sua integração na rede europeia de Future Classroom Labs e Abril de 208 um Makerslab.

Ana_Cristina_Tudella.png

Ana Cristina Tudella é professora há 25 anos, estando há cerca de 22 no Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo onde tem lecionado a disciplina de Matemática em turmas do 3.º Ciclo, do Secundário, e desde 2007, também em turmas do 2.º Ciclo. Tem participado em vários projetos desenvolvidos no Agrupamento. É licenciada em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e realizou o Mestrado em Didática da Matemática no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde desenvolveu uma investigação sobre a temática da diferenciação pedagógica em sala de aula. É formadora de professores e ao longo do seu percurso profissional tem-se envolvido em vários projetos dos quais destaca Matemática para Todos- investigações na sala de aula, Acompanhamento do Plano da Matemática I e II e da implementação do novo Programa de Matemática do Ensino Básico (2007). Fez parte durante vários anos da redação da revista da APM, Educação e Matemática.

sem-imagem-avatar.png

José Vítor Pedroso

Mercês_Caracitas.jpg

Maria das Mercês Caracitas é licenciada em Matemática, Ramo Educacional, pela Universidade de Coimbra. Lecionou nas escolas Secundária Jaime Cortesão, Secundária D. Duarte, Secundária de Arganil onde foi presidente do Conselho Diretivo. Destacada na Equipa do Ensino Integrado de Coimbra, de 86/87 a 89/90 como professora itinerante; e como coordenadora da Equipa do Ensino Integrado dos concelhos de Penacova e Poiares. Destacada na Direção Regional de Educação do Centro em 90/91. Professora do quadro da Escola Inês de Castro, Coimbra de 91/92 a 94/95 e acumulou funções durante estes quatro anos no Colégio Rainha Santa, Coimbra. Professora do QND da Escola Secundária de Cantanhede, atualmente designada por Escola Secundária Lima-de-faria, do agrupamento de escolas com o mesmo nome, desde 1995/96, acumulando durante dez anos no Colégio de São Teotónio, Coimbra. Atualmente continua na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, onde lecionou (2018-2019)  11.º e 12,º ano de matemática A. Concluiu o  seu 39.º ano de serviço, sendo o 24.º na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede. É sócia número 2734 da APM.

PP 02 - Oportunidades da Tecnologia para o Currículo de Matemática

Sexta-feira, 12 de julho, 11 h 30 min - 13 h 30 min

Ginásio

GERAL

 

 

Moderador: Paulo Correia, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal  paulomic@gmail.com

​

  • João Vítor Torres, Centro de Competências TIC da Escola Superior do Instituto Politécnico de Setúbal  joao.torres@ese.ips.pt

  • Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve mfiguei@ualg.pt

  • Paulo Torcato, Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide paulo.torcato@gmail.com

  • Rui Gonçalo Espadeiro, Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, Grupo de investigação CIBERDIDACT rge@uevora.pt

​

Resumo

 

Existe uma nova discussão do papel da Tecnologia no Ensino da Matemática que ganha relevância com o surgimento de novos artefactos tecnológicos, novas formas de comunicar e de pensar, decorrentes da crescente incorporação da tecnologia nos mais variados domínios da sociedade atual. Os alunos constroem conhecimento relacionado com robots e drones, quase sempre fora da escola, sem que o currículo valorize devidamente esta dimensão formativa. A comunicação ganhou novas dimensões através de redes sociais, plataformas digitais, com recurso a imagem e vídeo, e acrescenta potencial para diversificar experiências de aprendizagem que tardam em ganhar relevância nas atividades de aprendizagem proporcionadas pela escola, nomeadamente na Matemática. Numa perspetiva ainda mais abrangente torna-se necessário compreender e valorizar os algoritmos, a programação e o pensamento computacional adaptando o currículo e as práticas para acomodar as alterações decorrentes da utilização massiva da tecnologia.

Paulo Correia.jpg

Paulo Correia é Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário. Para além das atividades letivas, desenvolveu atividade como formador de professores quase sempre com foco na tecnologia. É um membro ativo da APM, tendo integrado a Direção, participando frequentemente em encontros, integrando o Grupo de Trabalho do Secundário e representando a associação no Conselho Científico do IAVE. Como atividade complementar desenvolveu e mantém uma página de Internet com alguma relevância entre professores e alunos: http://mat.absolutamente.net.

João_Torres.jpg

João Torres é professor de Matemática, do quadro do agrupamento de escolas do Montijo. Tem um mestrado em Educação, na especialidade de didática da Matemática, e está ligado ao uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1998. Já exerceu funções no Departamento de Tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no seu Centro de Competências TIC, onde trabalha atualmente, e na Equipa Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção Geral de Educação (DGE).Tem trabalhado, os últimos anos,sobretudo com a utilização educativa de linguagens de programação e com a promoção da literacia digital.

Mauro Figueiredo.jpg

Mauro Figueiredo é docente na Universidade do Algarve e doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, aprendizagem móvel, realidade virtual e aumentada. Promoveu enquanto formador várias oficinas de formação e cursos KA1 do programa ERASMUS+ para a implementação de abordagens inovadoras na aprendizagem móvel. Orientou várias alunos que concluíram o seu programa de doutoramento com teses desenvolvidas na área educativa. Desenvolveu a plataforma gratuita MILAGE APRENDER+ que permite aos alunos estudarem num ambiente gamificado, com um esquema de auto-avaliação e avaliação dos pares para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e de uma aprendizagem ativa centrada no aluno. Com o apoio da Direcção Geral de Educação a a plataforma MILAGE APRENDER+  está a ser estendida a todos as escolas em Portugal.

Paulo Torcato.png

Paulo Torcato é licenciado em Matemática Aplicada, Ramo Informática, na Universidade Autónoma de Lisboa e frequentou do Mestrado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor, do grupo de Informática, do Quadro do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Formador acreditado, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Didática de Informática e Tecnologias Educativas. Membro da Sociedade Portuguesa de Matemática e sócio fundador da Associação Nacional de Professores de Informática. Professor cooperante no Mestrado em Ensino-Informática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Microsoft Innovative Educator Expert desde agosto de 2016 e MIE Trainer desde 2018. Embaixador do projeto Scientix, da European Schoolnet desde janeiro de 2018. Fundador e coordenador dos projetos “O Robot Ajuda!”(projeto premiado como “Champion”, nos World Summit on the Information Society Prizes 2018-categoria “E-Science”) e aTTitude3D (Educar, Ensinar, Educar).

Rui Espadeiro.png

Rui Gonçalo Espadeiro é Professor de Matemática do ensino secundário requisitado no Centro de Competência TIC da Universidade de Évora. Tem um curso de especialização em Educação Matemática e é mestre em Ciências da Educação, tendo desenvolvido um trabalho de investigação em torno das tecnologias na educação matemática em Portugal. É doutorando da Universidad de Extremadura e está a desenvolver trabalho na área da algoritmia no ensino e aprendizagem de matemática. Nos últimos anos tem tido como principais áreas de interesse o desenvolvimento do pensamento computacional, a computação sem computadores e algoritmos.

PP 02
bottom of page