top of page

Sessões Especiais (SE)

SE 01 - Educação e Matemática

Cristinha Cruchinho

Filipa Machado

A secção Materiais para a aula de Matemática é uma das mais antigas secções da Educação e Matemática, tendo começado a publicar-se em 1987, ano da criação da Revista.

Em 2001, a APM editou um livro com todos os materiais publicados na secção até 2000, organizado por Adelina Precatado e Henrique Guimarães, então redatores da Revista. Passados quase 20 anos sobre esta edição, a Redação está a trabalhar para disponibilizar todos os materiais dessa secção online.

Nesta breve sessão, apresentaremos a organização deste trabalho que está em progresso.

Contamos com a sua presença para ouvir, mas também para sugerir!

.  

SE 01

SE 02 - Agenda 2019-2020

Adelina Precatado

José Paulo Viana

Rute Cipriano

Teresa Moreira

Mais um ano, mais uma Agenda.

Nesta sessão especial pretendemos apresentar alguns dos problemas, jogos, imagens e frases que selecionámos para Agenda de 2019-2020. O tema é “tecnologias no ensino da Matemática” e as escolhas resultaram de uma viagem pelas revistas Educação e Matemática, mas não só.

Vivemos um momento em que muito se fala em tecnologia, em algoritmia e programação, em STEAM (Ciência – Tecnologia- Engenharia – Arte e Matemática), mas em que, por outro lado, se limita o seu uso das mais diversas formas. As mais determinantes destas limitações são as que resultam dos atuais programas e metas, dos exames nacionais e das condições aí impostas (um caderno sem calculadora, a proibição ou o modo exame em outras disciplinas, ...).

Esperamos que esta apresentação seja motivadora e um ponto de partida para que, também com a Agenda, encontrem bons desafios para o ano letivo 2019-2020.

.  

SE 02

SE 03 - Matemáticas na Raia: 5 anos de experiências

Letícia Gabriela Martins

Maria Helena Martinho

Matemáticas na Raia é um concurso de resolução de problemas por turmas que se realiza na Galiza e na Região Norte de Portugal, organizado conjuntamente pela Associação de Professores de Matemática (APM) e a Asociación Galega do Profesorado de Educación Matemática (AGAPEMA). Esta atividade tem caráter anual e nela podem participar turmas completas do 9.º ano de Portugal e de 3.º ESO da Galiza. As turmas inscritas são submetidas a uma prova, que consiste em resolver, em hora e meia, cinco problemas. Esta prova tem lugar no mesmo dia, à mesma hora e com o mesmo enunciado na Galiza e em Portugal, escrito nas duas línguas. A partir desta prova, será selecionada uma turma vencedora de cada país, e o prémio é um fim de semana em Tui (nos anos ímpares) ou no Norte de Portugal (nos anos pares). Neste fim de semana, os alunos participam em atividades lúdico-festivas, nas quais os alunos portugueses e galegos confraternizam, realizando passeios turísticos e competições diversificadas e amistosas. É em torno deste concurso que se pretende desenvolver esta sessão especial, com experiências passadas durante e após a prova regional, com exemplos de atividades que os alunos vencedores realizam no fim de semana e com a partilha de algum feedback de alunos e professores. Integra o Núcleo Regional de Braga, participou na organização do MinhoMat2019, colaborou no encontro “A Matemática nos primeiros anos” de 2018 e é membro da organização do concurso Matemáticas na Raia.

SE 03
SE 04

SE 04 - Associação Bento de Jesus Caraça

Luís Saraiva

Henrique Manuel Guimarães

Bento de Jesus Caraça (1901-1948) fez parte de uma plêiade de intelectuais e cientistas, como António Aniceto Monteiro, Manuel Valadares, Ruy Luís Gomes, e Abel Salazar, entre outros, que nas condições difíceis de uma ditadura, e apesar de todos os condicionalismos da época, levaram a cabo importantes acções culturais, cívicas e científicas. A Associação Bento de Jesus Caraça foi constituída pela necessidade e importância que os seus fundadores sentiram na divulgação do pensamento e obra deste matemático, e nomeadamente em levar essa divulgação às gerações que o desconhecem. Bento Caraça fez em 1933 uma conferência intitulada "A cultura integral do indivíduo: problema central do nosso tempo". Este texto mantém hoje grande actualidade e queremos salientar a importância da concepção de cultura subjacente como meio de formação dos membros de uma sociedade, e poderoso auxiliar na sua evolução para uma sociedade mais humana, mais justa e mais rica.

Estamos numa época em que o excesso descontrolado da informação e a falta da sua fiabilidade é regra, o que transforma numa questão de vital importância a capacidade de ajuizar fundamentadamente sobre essa informação, saber distinguir o essencial do acessório, a propaganda da reflexão argumentada, não aceitando acriticamente tudo o que nos é  comunicado. Na nossa intervenção falaremos do modo como Bento Caraça definiu cultura integral e à sua relevância no mundo de hoje, com uma breve menção a algumas das suas preocupações sobre o ensino da Matemática.

SE 05 - A matemática e o seu ensino na formação de professores – uma abordagem histórica

Alexandra Rodrigues

Mária Almeida

O GTHMEMat (Grupo de Trabalho sobre História e Memórias do Ensino da Matemática) é um grupo de trabalho da Associação de Professores de Matemática criado em 2009, que tem por objetivos recolher, estudar, preservar e divulgar documentos e memórias relacionados com todas as dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e, contribuir para um conhecimento mais alargado da história do ensino da matemática. Nesta sessão faremos uma breve apresentação do livro A matemática e o seu ensino na formação de professores – uma abordagem histórica, insere-se no âmbito de ação deste Grupo. Este livro, coordenado por José Manuel Matos e dividido em dois volumes, acompanha historicamente os modos como, em Portugal, a matemática e os saberes referentes ao seu ensino se integraram na formação docente.

SE 05
bottom of page